A quantidade de amaciante vai depender da quantidade de roupa que está sendo lavada. De uma forma geral, são as seguintes as medidas:
- Para 5 quilos, meia tampa;
- Para 7 quilos, meia tampa mais um quarto;
- Para 10 quilos, uma tampa;
- Para 12 quilos, uma tampa e um quarto.
Se você sabe a capacidade de roupas que cabe em sua máquina, você poderá ter uma ideia de quantos quilos de roupa está lavando.
Para usar adequadamente o amaciante, nunca jogue o produto diretamente nas roupas, uma vez que, dessa forma, ele vai manchar as peças. Caso sua máquina tenha um compartimento para o produto, tanto melhor.
Você pode colocar o amaciante diretamente no compartimento, usando a medida certa para a quantidade de roupa que estiver lavando, e ele será liberado na hora certa.
No caso de sua máquina não possuir o compartimento, é necessário aguardar o momento do enxague das roupas, ou seja, quando a máquina dispensa a água e começa a se encher novamente para enxaguar.
Nessa hora, com a máquina já cheia, você pode colocar o amaciante. Alguns produtos devem ser diluídos em água e outros não. Se fizer o amaciante em casa, faça a diluição em água.
Se estiver lavando as roupas à mão, o ideal é encher o tanque e colocar a medida certa de amaciante. Depois de lavar as roupas, deixe-as de molho por alguns minutos para, em seguida, enxaguar.
Para o amaciante artesanal, dilua, em um litro de água uma xícara de amaciante e uma de álcool, misturando bem e colocando em um borrifador. Quando estiver passando as roupas, vá borrifando sobre elas. Esse processo vai facilitar mais para passar, deixando também um cheio mais agradável.
Assim que terminar de lavar as roupas, desamasse-as e estique-as. O ideal é sempre pendurar as roupas de forma reta, em um lugar fresco e arejado, nunca diretamente sob o sol, uma vez que as roupas podem ficar ressecadas e, com o tempo, desbotadas.
Para manter o cheio do amaciante por mais tempo, guarde as roupas em um local sem umidade.